FANDOM

Xou da Xuxa 3 é o quarto álbum de estúdio de Xuxa, lançado em 11 de julho de 1988 pela gravadora Som Livre. O disco traz hits como IlariêArco-Íris e Abecedário da Xuxa e trouxe diversos recordes para a carreira da Rainha dos Baixinhos, levando o nome da loira até para o Guiness Book. É o segundo álbum mais vendido da história do Brasil, o disco feminino mais vendido no país, além de ser o álbum infantil mais vendido do mundo.

A música Ilariê ficou em 1º lugar por 20 semanas nas paradas brasileiras, sendo a música mais executada nas rádios juntamente com Faz Parte do Meu Show de Cazuza. A canção se tornou o hit mais conhecidos de Xuxa e chegou a ser gravado em 80 línguas diferentes como chinês e alemão.

Com o sucesso, o disco chegou a ser lançado também em outros países como Israel.

História do Álbum e Produção

Para o Xou 3, foi feita uma pré-seleção de 200 composições feita por Michael Sullivan e Paulo Massadas, depois essas canções foram ouvidas por Xuxa e Marlene Mattos sem que elas soubessem quem eram os compositores, para que não houvesse qualquer tipo de favoritismo. Dessas 200, 16 foram escolhidas 16 canções para que a rainha colocasse a voz.

Xuxa gravou o álbum em cerca de 30 dias e estava tão dedicada que chegou a ir aos estúdios durante a madrugada e até aos finais de semana.

Após todas as músicas gravadas, a produção da Som Livre foi a escolas públicas do Rio de Janeiro e executou todo material para alguns alunos que davam notas de 0 a 10. Além de tocar as músicas durante os intervalos das gravações do Xou da Xuxa, dependendo da reação das crianças, a música era incluída.

Na época, a assessoria de Xuxa chegou a afirmar que a música favorita de Xuxa não entrou no álbum, mas não revelou o nome.

Ilariê, o maior hit do disco, é uma composição do cantor baiano Cid Guerreiro. Marlene pediu para que Cid escrevesse uma música dançante, que fosse similar as músicas interpretadas por ele que faziam bastante sucesso nas rádios naquela época. Segundo o cantor, a palavra "Ilariê" veio da palavra "hilário" que foi criada por Xuxa ser uma pessoa hilária.

A música Arco-Íris foi feita especialmente para o filme Super Xuxa contra o Baixo Astral. Xuxa gostou tanto da música que decidiu incluir no disco também.

Para o Xou 3, a cantora Rita Lee compôs a balada Bela BB. A canção fazia referência à atriz francesa Brigitte Bardot. A loira não chegou a gravar a música. Iô-Iô, um dos grandes hits do Trem da Alegria, foi gravada para o álbum e depois regravada como dueto com o grupo.

Promoção do Álbum

Todas as músicas do álbum eram executadas no Xou da Xuxa, porém só algumas chegaram a ser performadas integralmente como Ilariê, Dança da Xuxa, Brincar de Índio e Arco-Íris. No dia do lançamento do disco, foi feita uma edição especial do programa onde a loira apresentou algumas canções, além de mostrar a capa, contra-capa e encarte.

Fora do programa, a loira chegou a divulgar o disco em outras atrações da Rede Globo como Globo de Ouro, onde Xuxa performou diversas vezes e no Jornal Hoje, onde foi entrevistada.

Foi realizada uma turnê do álbum que se iniciou em agosto de 1988 e encerrada em dezembro do mesmo ano. O show foi apresentado em cidades como São Paulo e Fortaleza.

Em 1991, foi lançado um single com a música Ilariê e distribuído em Israel.

Singles

  • Ilariê
  • Dança da Xuxa
  • Bombom
  • Brincar de Índio
  • Arco-Íris
  • Abecedário da Xuxa

Músicas

CD

  1. Ilariê
  2. Bombom
  3. O Praga é uma Praga
  4. Xuxerife
  5. Beijinhos Estalados
  6. Coração Criança
  7. Brincar de Índio
  8. Dança da Xuxa
  9. Eu Não
  10. Abecedário da Xuxa
  11. Arco-Íris
  12. Apolo
  13. Viver

LP/K7

Lado A

  1. Ilariê
  2. Bombom
  3. O Praga é uma Praga
  4. Xuxerife
  5. Beijinhos Estalados
  6. Coração Criança

Lado B

  1. Brincar de Índio
  2. Dança da Xuxa
  3. Eu Não
  4. Abecedário da Xuxa
  5. Arco-Íris
  6. Apolo
  7. Viver

Vendagem

O álbum vendeu 3 milhões de cópias em apenas 5 meses e ficou durante 38 semanas no top 10 dos mais vendidos no Brasil.

Certificação

País Certificação Vendas
Flag of Brazil.svg Brasil 20px-Diamond2 Diamante 3.000.000

Ficha Técnica

  • Produzido por: Michael Sullivan e Paulo Massadas
  • Coordenação Artística: Max Pierre
  • Fotos: André Wanderley
  • Engenheiros de Gravação: Jorge 'Gordo' Guimarães
  • Criação e Ilustrações: Reinaldo Waisman
  • Engenheiros adicionais (Som Livre): Edu, Luiz Paulo, D’Orey, Mario Jorge, BetoVaz, Célio Martins
  • Coordenação Gráfica: Marciso Pena Carvalho
  • Gravado nos estúdios: Sigla, Edição e Montagem: Jorge ‘Gordo’ Guimarães
  • Assistentes de Estúdio e Mixagem: Cezar Barbosa, Ivan Carvalho, Sergio Rocha, Marquinhos, Julio Martins e Alexandre Ribas