Xuxa Wiki
Advertisement

Xuxa Park foi um programa infantil exibido pela Rede Globo entre 4 de junho 1994 e 6 de janeiro de 2001 nas manhãs de sábado. O programa reunia brincadeiras, atrações musicais e quadros variados.

Sua última exibição foi no dia 6 de janeiro de 2001. Sua produção foi cancelada após um incêndio interromper a gravação do especial de carnaval.

Criação

Após o fim do programa Xuxa por conta do descontentamento da apresentadora com o formato, além de seus problemas de saúde, a Rede Globo ofereceu dois horários para um novo programa: um novo infantil diário de 45 minutos ou um semanal das 13h as 16h aos domingos. A loira escolheu a segunda opção por ser menos cansativo para a sua agenda.

A diretora Marlene Mattos iniciou uma grande pesquisa de brincadeiras para o programa. Foram mais de 200 fitas de formatos de diferentes países como Japão e Estados Unidos.

Primeiro formato

Inicialmente, o programa seria um game show com crianças de 6 a 12 anos, divididos em times de meninas e meninos que deveriam completar o circuito de um tabuleiro concorrendo a um prêmio em dinheiro. No início do jogo, os times receberiam um determinado valor de crédito que poderia aumentar ou diminuir. A cada lançamento dos dados, os times apostaria o quanto quisessem, tendo o risco inclusive de perder tudo. Em algumas casas, brincadeiras, prêmios extras ou prendas poderiam ser realizadas.

Na abertura da atração, Xuxa sairia de um enorme cofre dourado com quatro crianças representando seguranças. Além dos jogos, o quadro "Pequenas Crianças, Grandes Talentos" já era certo, mas com o nome de "Crianças Especiais" e o programa também contaria com atrações musicais.

Histórico do Programa

Xuxa Park era dividido em oito blocos, tinha quatro horas de duração e misturava brincadeiras, números musicais e desenhos animados.

O horário de exibição do programa variou ao longo dos anos. Em janeiro de 1995, Xuxa Park passou a dividir as manhãs de sábado com o infantil TV Colosso (1993), sendo exibido a partir das 10h45. Em abril de 1995, o horário foi alterado para as 9h50; e em julho de 1996, o programa passou a ser transmitido a partir das 9h.

O bloco de abertura de Xuxa Park era dedicado aos desenhos animados. Entre alguns dos desenhos de maior sucesso estavam Duck Tales, A Pequena Sereia e As Aventuras dos Ursinhos Gummi. O segundo bloco do programa privilegiava as brincadeiras, normalmente competições entre meninos e meninas. No final dos jogos, os ganhadores mandavam beijos para os seus pais e para a apresentadora. 

No terceiro bloco, entrava o quadro Pequenas Crianças, Grandes Talentos, que mostrava crianças de toda parte do Brasil dançando ou apresentando alguma habilidade. Ainda nesse bloco, o quadro MalhaXão, no qual Xuxa ensinava as pessoas de todas as idades a malhar, também fazia muito sucesso entre o público. O quarto bloco do Xuxa Park apresentava o Canta, Brasil, quadro em que Xuxa entrevistava um ídolo brasileiro. A cada semana, a “Rainha dos Baixinhos” recebia um convidado. O quinto bloco era dedicado novamente às brincadeiras, entre as quais se destacava Roleta, que destinava parte dos prêmios ganhos pelas crianças a instituições de caridade. Nos sexto e sétimo blocos, o programa apresentava o Xuxa Hits, parada musical com os cantores e as músicas mais tocadas da temporada, além do reforço dos DJs Malboro, Tubarão e Tonelada.

Xuxa Park contava com um animado auditório, além das crianças que ficavam no palco ao redor da apresentadora. Para garantir a organização e a animação do programa, Xuxa contava com a participação das Paquitas, ajudantes que se consagraram no programa Xou da Xuxa (1986); das gêmeas Roberta e Mariana Richard, as Irmãs Metralha, que também já haviam trabalhado em outros programas da apresentadora; e do Gênio Eugênio (Paolo Pacelli), o novo personagem da turma. 

Evolução

Em 29 de abril de 1995, houve uma mudança no time das Paquitas. As novas assistentes de Xuxa foram selecionadas entre mais de 2.500 candidatas e chamavam-se Caren, Gisele, Graziela, Bárbara, Vanessa, Andrezza e Diane. O novo grupo de meninas ficou conhecido como Paquitas Nova Geração. 

Naquele ano, novas brincadeiras foram elaboradas para o programa, entre elas Mate a Matemática, Deu Xuxa na Galera, Aperte e Acerte, Pega no Pé e Batalha de Fãs. Os quadros MalhaXão e Xuxa Hits foram mantidos. Os DJS Tonelada e Tubarão continuaram a participar da atração, mas passaram a contar com um novo DJ paulista, o Cuca.

Em 1995, Xuxa Park tinha direção de José Mário Pereira e Helmar Sérgio, sob direção-geral de Marlene Mattos.

A partir do dia 6 de julho de 1996, após o aniversário de dez anos da apresentadora na Rede Globo, Xuxa Park ganhou 45 minutos a mais de duração, com novos quadros e brincadeiras. Em Abobrinhas, Xuxa e a ex-Paquita Andréia Faria contavam piadas e casos, em pequenos esquetes. A direção de produção do programa nesse ano era de Aluizio Augusto.

Em 1998, Xuxa Park também renovou seus quadros e brincadeiras. Uma das novidades era o Conta Pra Mim, versão infantil do quadro Intimidades, sucesso do Planeta Xuxa, programa também apresentado por Xuxa, exibido aos sábados, desde abril de 1997.

Em setembro de 1999, o Xuxa Park foi inteiramente reformulado. Entre os novos quadros estavam o Transformirim – versão infantil do quadro Transformação, do Planeta Xuxa (1997), em que uma ou duas pessoas do auditório eram escolhidas por Xuxa para mudar inteiramente o visual; e o Cantinho Nota Dez, no qual os personagens Sucata e Sucatinha ajudavam as crianças em atividades lúdicas e artísticas, como trabalho com tintas, papéis etc.

Cenários

Xuxa Park era inteiramente gravado no Teatro Fênix, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. O cenário inicial abrigava um moderno parque de diversões, cheio de luzes, túneis e brinquedos que giravam em todas as direções. Ao fundo, havia um palácio de cristal e no centro uma bolha de onde Xuxa saía.

Em 1995, os cenários foram modificados. O palácio de cristal, no entanto, continuou sendo a principal referência. A novidade era a realização das brincadeiras nos jardins do palácio. Foi também construído um chafariz em volta de uma pira, simbolizando os elementos naturais fogo e água. Para entrar em cena, Xuxa saía de dentro de uma pirâmide.

Em 1997, o Xuxa Park passa por drásticas mudanças no formato e no cenário. Agora Xuxa descia de uma navezinha que saía de uma nave maior.

Em setembro de 1999, os cenários do Xuxa Park foram reformulados, a começar pelo tamanho. O programa passou a ser gravado no Projac, em Jacarepaguá, e todo o espaço do estúdio foi utilizado, deixando apenas pequenos acessos laterais. O cenógrafo João Cardoso, responsável pela cenografia da atração, recobriu o espaço – que tinha cerca de 1.000m2 com 20m de altura – com painéis coloridos que lembravam outros planetas onde se espalhavam brinquedos. O cenário tinha um estilo futurista e sua concepção foi baseada na proximidade do novo milênio. Na barriga de um dragão foi colocada uma grande cama elástica, coberta com bolas de plástico, e o trenzinho que passeava ao redor do parque se transformou em pequenas naves espaciais presas aos trilhos. A nave da apresentadora surgia de dentro de uma abóbada de luzes, saindo do chão, como se estivesse chegando ao planeta.

Incêndio

Em 11 de janeiro de 2001, um incêndio causado por um curto-circuito interrompeu a gravação do último bloco do Xuxa Park especial de carnaval, no estúdio F do Projac, ferindo 26 pessoas. O fogo destruiu os cenários do programa, gerando pânico entre as 300 pessoas que estavam no estúdio – entre elas, 200 crianças.

Xuxa gravava o último bloco do programa e dançava em cena, sem perceber o fogo ao fundo do estúdio, quando os bombeiros e seguranças começaram a agir. As vítimas sofreram queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. Os casos mais graves foram os de Thamires Gomes Valleja, de 7 anos, que ficou presa numa roda-gigante, e de Leonilson Vieira, segurança particular de Xuxa, que resgatou a menina e outras crianças. Ambos se recuperaram dos ferimentos depois de um longo período de internação e operações plásticas custeadas pela Rede Globo.

Aquele seria o penúltimo programa da temporada de 2000. Na semana seguinte seria gravado uma edição normal e após as férias de Xuxa já seria gravada a nova temporada do Xuxa Park.

Após o acidente, o Xuxa Park foi cancelado e os programas já preparados para ir ao ar foram descartados.

Ficha Técnica

  • Direção-geral: Marlene Mattos
  • Direção: José Mário
  • Assistência de direção: Angela Mattos
  • Redação: Vivian Perl
  • Coordenação de produção: Fay Antunes e Junior Porto
  • Gerência de produção: Jayme Praça
  • Direção de produção: Aluizio Augusto
Advertisement